Gerenciamento de obras envolve utilizar os conhecimentos, know-how, técnicas e métodos especializados em todas as fases de uma obra.
Na hora de construir é muito comum que todas as atenções se voltem para a quantidade de material, mão de obra e estrutura, mas afinal quem gerencia tudo isso?
Principalmente quando falamos em projetos de médio e alto padrão, um gerenciamento de obra ineficiente pode significar queda de produtividade dos canteiros devido a desorganização das equipes de produção e atraso nos cronogramas de compra, entrega de materiais e logística.
Mas afinal qual a definição de um imóvel de alto padrão?
Construções mais sofisticadas tendem a seguir as seguintes características:
- Acabamentos de alta qualidade;
- Arquitetura diferenciada e assinada por profissionais renomados;
- Automação e tecnologia embutida no imóvel;
- Iluminação com funcionalidade;
- Localização planejada;
- Área de lazer completa;
- Segurança do imóvel e dos moradores.
Todos esses itens contribuem para a valorização do imóvel proporcionalmente ao volume de recursos empregados, ou seja, “preço” mais elevado para um “padrão” mais elevado.
É importante lembrar que obras de alto padrão não se limitam a construções residenciais. Prédios, salas comerciais, shoppings, galerias e qualquer outro imóvel de fim comercial, podem adentrar essa categoria.
Esses projetos são sempre personalizados, elaborados de acordo com o perfil do cliente ou morador e utilizam materiais de alta qualidade e durabilidade, com uma estética refinada. Por essa razão, eles precisam de ainda mais preparação e organização.
O gerenciamento de obras na prática:
Gerenciar uma obra envolve várias ações, por exemplo: criar e cumprir o cronograma, administrar o orçamento, gerir de maneira eficaz as equipes envolvidas em todos os processos, dentre outros. Ou seja, coordenar, simultaneamente, todas as etapas produtivas e burocráticas de uma construção.
Para listar de maneira objetiva, o Gerenciamento de Obras envolve:
- Planejamento de produção;
- Planejamento operacional e logístico;
- Controle de diferentes tipos de prazos;
- Controle eficiente de custos;
- Gestão de pessoas;
- Gestão da qualidade;
- Segurança e meio ambiente.
Por isso, a maneira mais eficaz de “dar conta” dessa extensa lista de responsabilidades, é contratar uma empresa especializada neste tipo de gerenciamento.
Aqui na Sólida Engenharia, por exemplo, nós realizamos o acompanhamento do início da criação do projeto até a conclusão da obra. Assim, conseguimos garantir que toda a prestação do serviço seja eficiente, prática, com segurança e profissionalismo.
Vantagens do Gerenciamento de Obras de Médio e Alto Padrão:
Sendo um dos serviços mais procurados do mercado nos últimos anos, o gerenciamento de obras de médio e alto padrão, envolve coordenar todas as atividades relacionadas à construção do imóvel e sua excelência.
A equipe de gerenciamento é responsável por garantir que todas as ações sejam executadas de maneira planejada e estratégica, reduzindo, assim, o tempo de execução do serviço e garantindo ao máximo a qualidade.
Através desse supervisionamento é possível evitar problemas e dificuldades que comprometem o andamento da obra. É por isso que o investimento nesse tipo de serviço, garante mais tranquilidade ao contratante e reduz, consideravelmente, suas preocupações na hora de construir sua casa dos sonhos.
Garantia Sólida:
Ao contratar a Solida Engenharia para gerenciar sua obra, você conta com orçamento detalhado e soluções integradas, como:
- Suporte na escolha do terreno;
- Projetos estruturais;
- Sugestão de Design de interiores e luminotécnico;
- Projetos arquitetônicos;
- Projeto elétrico e hidráulico;
- Projeto paisagístico.
Quer saber mais sobre o Gerenciamento de Obras? Então entre em contato com a nossa equipe ou acesse o nosso site e confira nosso portfólio.